quinta-feira, 27 de junho de 2013

A vida é como um xadrez

Desde quando eu comecei a jogar xadrez eu não trazia nenhuma medalha para Serrana,  a maioria dos outros também não. Depois eu comecei a treinar e pegar firme. Fui em um campeonato e não ganhei nada. Quase desisti.

Foi aí que eu peguei firme mais ainda, em um campeonato em Barrinha, que eu dei o melhor de mim. Os meninos falavam que eu não tinha chance de ganhar porque eu era ruim. Eu pensei "eu vou tentar pelo menos ficar em 4º lugar" que era até ai que ganhava premiação. E de tanto esforço que eu dei, de 6 rodadas eu ganhei 4, só perdi para dois professores, mas no critério de desempate e eu fiquei em 1º lugar e ganhei 50 reais.Todos os meninos me deram parabéns e ficaram surpresos.

É isso que eu sou hoje, trago agora bastante medalhas para Serrana. E é por isso que eu digo: a vida  é como um xadrez, às vezes perdemos, às vezes ganhamos, devemos ficar ligados no xeque-mate da vida.

Aprendendo a postar no blog
Estudando as melhores jogadas
Postando texto no blog.



terça-feira, 25 de junho de 2013

A Feira do Livro de Ribeirão Preto, há mais de 10 anos, tem o objetivo de promover o incentivo à leitura de crianças, jovens e adultos.
Além dos estandes das editoras com a venda de livros, é possível ver e participar de excelentes palestras, workshops e debates com grandes ícones da Literatura.
O diferencial, da Feira deste ano, foi a disposição das locações e acomodações para diferentes tipos de público, como a Cidade do Livro, com atividades voltadas exclusivamente para as crianças, no Parque Maurílio Biagi (em horário diferenciado dos shows).
Cerca de 450 alunos da E.E. Jardim das Rosas, realizou a visita na sexta-feira, dia 14 de Junho.
Estes foram os exemplares que adquiri, e vocês? Compraram muitos livros interessantes?
Boa leitura a todos!
Boa-tarde a todos,

Sou a Professora Raquel, Professora Auxiliar de Língua Portuguesa na E.E. Jardim das Rosas, além de professora eventual de Filosofia, Inglês e Geografia.
Formada em Comunicação Social pela Faculdade de Educação São Luís, sou extremamente apaixonada pela Língua Portuguesa e pela Literatura.
É uma enorme satisfação trabalhar como assistente da Prof.ª Silvana Tavares e, também, poder participar do Blog Oitavas do Jardim.
Obrigada pela recepção. Um ótimo aprendizado a todos!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Atletismo na Expocana

            No dia 15 de junho, sábado,  será realizado na EXPOCANA um campeonato de atletismo. Com as modalidades: atletismo, salto a distancia, ginástica artística.
           Aguardem as notícias.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Adiamento da Olimpíada de Matemática

Estava prevista para hoje a realização da Olimpíada de Matemática, mas foi adiada para o dia 06 de junho por causa da greve de transportes urbanos em Ribeirão Preto. A Diretoria de Ensino não permitiu que a escola liberasse a prova da Olimpíada para que todos os participantes a façam no mesmo dia.

Os Alunos vieram sem os matérias básicos, por isso alguns Professores fizeram atividades diferenciadas como jogo de xadrez, de damas, de tabuleiro, etc.

Eu estou aprendendo a publicar no nosso blog.
Espero que vocês gostem.
 


Manoel Sousa (8ª série D)           


domingo, 2 de junho de 2013

“As máscaras” em Serrana, eu vi!

Eu fui assistir na última sexta-feira, na Fundação Cultural, uma peça teatral intitulada “As máscaras”, baseada no texto de Menotti Del Picchia. Foi uma experiência extremamente boa. Algo muito legal. A peça foi trabalhada com um texto muito complexo e diferenciado. Havia três personagens: Pierrot, Arlequim e Colombina e um mesmo ator fez as três personagens, foi algo bem interessante. Os recursos cenográficos, luminosos e sonoros ajudaram a tornar a peça ainda mais envolvente, enfim foi maravilhosa. Isso nos mostra que dentro de nós há vários pierrots, arlequins e colombinas. Recomendo a todos que assistam, se a peça voltar a ser apresentada aqui em Serrana.
Mateus da Silva Coelho (8ª. Série F)

DICA DA PROF.:

Balançada enre dois amores, a Colombina nos faz refletir sobre a difícil escolha entre o desejo e o sonho. Se quiserem conhecer o texto de Menotti Del Picchia, dêem uma olhadinha no link http://www.jornaldepoesia.jor.br/mpicchia04p.html  Só para deixá-los curiosos, aí vai um trecho:

         ARLEQUIM: Dize: Queres-me bem?
         PIERROT: Fala: gostas de mim?
         COLOMBINA, hesitante: A Pierrot: Eu amo-te , Pierrot... A Arlequim: ... Desejo-te, Arlequim...
          ARLEQUIM, soturnamente: A vida é singular! Bem ridícula, em suma... Uma só, ama dois... e dois amam só uma!..
          COLOMBINA , sorrindo e tomando ambos pela mão: Não! Não me compreendeis... Ouvi, atentos, pois meu amor se compõe do amor de todos dois... Hesitante, entre vós, o coração balanço: A Arlequim: O teu beijo é tão quente...
          A Pierrot: O teu sonho é tão manso... Pudesse eu repartir-me e encontrar minha calma dando a Arlequim meu corpo e a Pierrot a minh’alma! Quando tenho Arlequim, quero Pierrot tristonho, pois um dá-me o prazer, o outro dá-me o sonho!